Notícias

IGMI-R/ABECIP apresenta ligeira desaceleração em outubro

Segundo a Abecip, índice ficou em 0,44%, após variar 0,57% no mês anterior

A Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) divulgou que o resultado do IGMI-R/ABECIP em outubro apresentou uma ligeira desaceleração, ficando em 0,44%, após variar 0,57% no mês anterior. No entanto, o resultado acumulado em 12 meses cresceu, passando dos 10,4% de setembro para 10,59% registrados em outubro.

Segundo a Abecip, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e belo Horizonte são as capitais com resultados acumulados em 12 meses abaixo de 6%, enquanto Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Goiânia e Brasília apresentam, ainda sob a perspectiva das variações acumuladas em 12 meses, valores próximos ao da média nacional (10,59%). São Paulo se destaca, com um aumento de 16,35%.

“Apesar das disparidades entre esses grupos de capitais, as variações acumuladas nos dez primeiros meses de 2020 encontram-se sistematicamente acima das do mesmo período de 2019. Esse resultado mantém a recomposição dos preços reais dos imóveis residenciais na média do Brasil, comparando as evoluções dos acumulados em 12 meses do IGMI-R/ABECIP e do IPCA. Dois movimentos recentes fizeram com que essa recomposição em termos reais, iniciada na virada entre 2019 e 2020, perdesse parte de sua força. As incertezas sobre o nível de atividades e o mercado de trabalho resultantes da chegada da pandemia no segundo trimestre do ano reduziram a taxa de aceleração dos preços dos imóveis residenciais no período. Por sua vez, os índices de preços ao consumidor vêm acelerando desde esse período, como resultado de algumas mudanças de padrões de consumo e choques pontuais de oferta”, informou a Abecip.

Publicado em 01/12/2020

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano