Incorporadora imobiliária do grupo Rodobens, a RNI planeja se expandir para o interior do país, especificamente para regiões onde o agronegócio vem se destacando, e para isso a empresa planeja captar até R$ 190 milhões na Bolsa de Valores. A RNI tem se aproveitado bem do cenário de juros baixos: no primeiro trimestre do ano, os lançamentos da incorporadora somaram R$ 221 milhões em valor geral de vendas (VGV), o que representa uma alta de 241% ante os três primeiros meses do ano passado.
Lançada nos anos 80, a RNI abriu seu capital em 2007 e decidiu atuar nas regiões metropolitanas, sofrendo muito com a recessão de 2014 a 2016. Desde 2018, a incorporadora resolveu voltar às suas origens, focando em empreendimentos fora dos grandes centros, em regiões onde o agronegócio produz riquezas, com o lançamento de moradias voltadas para famílias das faixas mais elevadas do Programa Casa Verde e Amarela ou com rendimento um pouco superior a isso. Segundo seu Presidente, Carlos Bianconi, a estratégia é vender unidades habitacionais para a mão de obra ativa, não para fazendeiros.
A pandemia do novo coronavírus atrapalhou um pouco os planos da companhia, em boa parte por conta de seus canais digitais de vendas que, em 2019, ainda aconteciam de forma experimental em 5% das vendas. Hoje, as vendas online abarcam 46% das vendas, mas a RNI acredita que pode chegar, até o final do ano, a 80%. Agora, a estratégia é captar recursos para ampliar a presença no interior do país.
Publicado em 01/06/2021