Não há dúvidas de que o mercado imobiliário é, de fato, um dos protagonistas da recuperação econômica do Brasil. Mesmo diante de uma alta acumulada da inflação, que chegou a 11,73% nos últimos 12 meses, e o amento da taxa de juros, hoje em 13,25%, o maior patamar desde dezembro de 2016, o sonho da casa própria persiste e impulsiona a economia do país. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a comercialização de imóveis novos teve alta de 6,2% no 1º trimestre do ano, com a venda de 36,9 mil unidades.
Segundo a Abrainc, os segmentos de médio e alto padrão estão em franca expansão, com alta de 109% no volume de imóveis comercializados também neste primeiro trimestre, se comparada com o mesmo período de 2021. Foram 9,5 mil unidades vendidas. Já o Programa Casa Verde e Amarela não acompanha os bons números, registrando uma queda de 9% nos três primeiros meses do ano, com a venda de 26,9 mil unidades.
Assim como as vendas, os lançamentos apresentaram alta, ainda que bem leve: 2,2% entre janeiro e março, com 26,9 mil novas unidades (no mesmo período do ano anterior foram 26,3 mil lançamentos). Quando se fala em lançamentos, os segmentos de médio e alto padrão novamente se destacam, com crescimento de 35,6%, com 10 mil novas unidades disponibilizadas. O Programa Casa Verde e Amarela, por sua vez, tem 16,9 mil lançamentos, uma redução de 10%.
Segundo a Abrainc, no período de 12 meses, até março deste ano, o número de lançamentos subiu 20,1%, em um total de 154,3 mil novos imóveis. Já as vendas cresceram, neste período, 0,7%, em um total de 145,7 mil unidades comercializadas. “O brasileiro vê a compra do imóvel como uma forma de proteger parte do patrimônio da alta inflacionária, assim como obter ganhos reais no longo prazo. Isso explica o fato de uma recente pesquisa de intenção de compra feita pela consultoria Brain, em parceria com a Abrainc, revelar que 34% dos entrevistados têm a intenção de comprar imóveis nos próximos 12 meses”, disse o Presidente da entidade, Luiz França.
Publicado em 01/07/2022