Notícias

Participação de Fundos de Investimentos Imobiliários na locação de galpões industriais e de logística cresceu 54% nos últimos cinco anos

O período foi marcado por um crescimento forte do número de investidores em FIIs, de 208 mil para 2,5 milhões, aponta estudo da JLL

Nos últimos cinco anos, de acordo com dados da consultoria imobiliária JLL, cresceu 54% a  participação de Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) na locação de galpões industriais e de logística nos principais mercados do país. De acordo com o estudo, 34% do estoque pertencia a fundos do tipo ao fim de 2023 (em 2018 o índice era de 22%).

De acordo com Caio Maia, Líder de Pesquisa e Estratégia da JLL, os últimos cinco anos foram marcados por um crescimento forte do número de investidores em FIIs, que saltou de 208 mil para 2,5 milhões. Segundo ele, condomínios industriais e de logística se tornaram atrativos,muito em função da pandemia e sua consequência no e-commerce. Maia diz que cresceu o número de projetos no setor, passando de 14,3 milhões para 22,1 milhões de metros quadrados locáveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – e atraiu a atenção dos FIIs.

O estado paulista reúne praticamente metade do estoque de galpões de alto padrão no Brasil e sua participação de FIIs na área subiu de 18% para 22% entre 2018 e 2023. Mais forte foi o crescimento em Minas Gerais, onde a participação dos FIIs passou de 18% para 38% do total do estoque.

O estudo da JLL aponta que a rentabilidade média dos FIIs de galpões industriais e de logística foi de 8,88% ao ano nos últimos 12 meses. O mesmo estudo indica que a taxa de vacância de escritórios de alto padrão em São Paulo foi de 23,2% no primeiro trimestre. Já o setor de galpões industriais e logísticos tinha 9,8% de vacância no país.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano