Você já imaginou morar em um prédio que ofereça uma série de serviços para você e sua família e – pasmem – sem cobrança de taxa de condomínio? Pode parecer um sonho, mas o empresário Alexandre Frankel não só imaginou, como está colocando a ideia na prática desde 2019, por meio de sua Housi, uma proptech que atua como integradora de tecnologia para o mercado imobiliário.
A Housi oferece um sem número de serviços, como lavanderia coletiva, lavagem de carros, bicicletas compartilhadas, minimercados, faxinas, entre tantos outros, que são acessados pelo morador por meio de um aplicativo próprio. Dessa forma, garante a proptech, o prédio fatura e, em última instância, reverte seu lucro diminuindo consideravelmente a taxa de condomínio. De acordo com a Housi, que está presente em 150 cidades e em mais de 200 mil apartamentos, há casos em que a taxa condominial foi reduzida à metade. “Já tivemos caso de redução de 50% no valor do condomínio, e nossa meta é que ele possa chegar a zero”, garante o empresário.
– Quando você tem um computador ou um celular, ele não é nada sem o sistema operacional. Você só consegue baixar programas e aplicativos se você tiver o Android ou o Windows instalado. A gente enxerga que um prédio é um hardware e que precisa de um sistema operacional para ficar inteligente. Aí que a gente entra – comparou Frankel, em entrevista à Isto É Dinheiro.
A Housi estabeleceu inúmeras parcerias com mais de 100 empresas, entre as quais Ambev, Cacau Show, Renault, Petz e Nestlè. Assim, oferece os serviços, que incluem até mesmo carregador de carros elétricos, uma demanda cada vez maior. Os moradores têm acesso a um aplicativo próprio e, por meio dele, acessam os serviços que lhe interessam. Parte do que for pago pelos serviços utilizados fica com o próprio condomínio, barateando a taxa condominial. Uma segunda parte fica com a Housi e o restante para o fornecedor.
O empresário acrescenta que a operação ajuda a vender o imóvel e o valoriza. Segundo ele, nos condomínios onde a empresa atua há uma queda, em média, de 30% de tempo na hora da venda e 18% a mais na valorização. No aluguel, a valorização pode chegar a 50%. A Housi tem um faturamento anual de R$ 300 milhões, e anunciou que irá investir R$ 120 milhões esse ano.
– Somos uma empresa de pura tecnologia, não temos um ativo, não somos donos de nenhum apartamento. O que a gente faz é unir essas três pontas: a indústria, o morador e o proprietário do prédio – finaliza Frankel.