Notícias

Sicoob tem sua nota de crédito elevada para AAA pela agência de classificação de risco Fitch Ratings

Já o risco de calote a curto prazo foi avaliado em F1+, o nível mais baixo de classificação

Uma das maiores instituições financeiras cooperativas do país, o Banco Sicoob teve sua nota de crédito elevada para AAA pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. De acordo com a agência, a nota reflete “o fortalecimento do perfil de negócios e riscos do Sicoob, que vem evoluindo de forma sustentável nos últimos anos” e que o seu modelo de negócios “tem propiciado ganho de escala, crescente geração de receitas e captações estáveis de depósitos”.

O risco de calote a curto prazo também foi avaliado pela Fitch Ratings, que atribuiu nota F1+, o nível mais baixo de classificação. Desde 2014, quando passou a apresentar demonstrações financeiras de todo o sistema de forma consolidada e auditada, o Sicoob é avaliado pela agência.

— Essa classificação atesta o alinhamento do Sicoob com os mais altos padrões de governança corporativa, resiliência operacional e solidez patrimonial. Esse reconhecimento reflete o sucesso de nossas estratégias de gestão de capital e mitigação de riscos, que nos permitem atender às demandas de um mercado exigente e assegurar nossa capacidade de adaptação e inovação em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e competitivo— classificou o Diretor de Riscos e Controles do Sicoob, Rubens Rodrigues Filho.

Segundo informou o jornal O Globo, no final de junho deste ano o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) tinha R$ 332,8 bilhões em ativos, o que representa 36% do sistema cooperativo nacional e 6% dos ativos no sistema financeiro nacional. O Sicoob contabiliza 8,2 milhões de membros, 14 cooperativas centrais (CCs) e 330 cooperativas singulares (CSs).

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano