Notícias

Sistema da Prognum está totalmente preparado para atender as exigências da Resolução CMN nº 4.966

“As ferramentas da Prognum estão 100% em consonância com a Resolução CMN nº 4.996. Não há mais absolutamente nenhuma implementação necessária para atendê-la integralmente”, diz Kleber Pereira

A dois meses do final do ano, a Prognum tem a sensação de dever plenamente cumprido e a satisfação de comunicar que seu sistema já está totalmente preparado para atender as exigências da Resolução CMN nº 4.966, não sendo necessária a implementação de nenhuma nova funcionalidade para atendê-la integralmente. A Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.966, de 25 de novembro de 2021, estabelece conceitos e os critérios contábeis aplicáveis a instrumentos financeiros e orienta a designação e o reconhecimento das relações de proteção (contabilidade de hedge) para instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, que entram em vigor em 1º de janeiro de 2025.

Ou seja, a nova versão 9.61 do SCCI CorpWeb, lançada para os clientes em 5 de novembro, está totalmente alinhada com as disposições da Resolução 4.966. Há dois anos, a Prognum vem trabalhando intensamente nessa adequação, conforme destaca o Diretor de Sustentação, Kleber da Cruz Pereira. Enquanto alguns clientes optaram por contratar projetos personalizados para facilitar a adaptação à regulamentação, outros decidiram realizar o processo internamente. Mesmo assim, todos contaram com o suporte completo da Prognum, que disponibilizou um manual detalhado com o passo a passo para as homologações necessárias, garantindo uma transição tranquila e segura.

“As ferramentas da Prognum estão 100% em total conformidade com a Resolução nº 4.966. Não há absolutamente mais nenhuma implementação necessária. Com a Resolução entrando em vigor em dois meses, nosso foco agora é acompanhar de perto a integração das nossas soluções aos sistemas dos clientes e garantir o sucesso nas homologações. Estamos extremamente satisfeitos com os resultados obtidos até agora e confiantes de que, com o tempo que ainda temos, o processo será concluído com excelência”, destacou Kleber da Cruz Pereira.

Foi para transmitir essa informação, por meio de nota oficial distribuída aos clientes, que a Prognum comunicou a novidade:

“Como já de conhecimento, na virada do ano a Resolução Bacen 2.682 será revogada pela Resolução CMN 4.966. Essa mudança de legislação alterará a contabilidade de todas as instituições financeiras do país. Desde a publicação da nova legislação, a Prognum trabalhou de forma independente e junto a seus clientes e parceiros no entendimento dos impactos e adaptação do produto ao novo cenário. Também procuramos sensibilizá-los dos impactos da nova regulação através de nossos times de Suporte, e-mails das Releases de Produto e, também, em nosso evento a clientes, realizado no último 21 de agosto. Hoje, temos a satisfação de informar que nosso sistema já se encontra totalmente preparado para atender às exigências da Resolução 4.966, não havendo nenhuma funcionalidade de Produto a ser desenvolvida. Alguns de nossos clientes optaram por conduzir projetos de customização e integração com o objetivo de plena aderência à regulamentação até o final deste ano. Destes projetos alguns seguem em curso, visando o cumprimento do prazo regulamentar. Sabemos que optaram por realizar sua adequação de forma independente, portanto preparamos um material com o passo a passo para apoiá-lo em sua homologação: roteiro de testes. Nosso suporte está à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir durante esse processo”.

A versão 9.61 do SCCI CorpWeb traz uma implementação crucial que promete revolucionar a forma de eliminar possíveis erros nas tabelas de indexadores utilizados para reajustes. Este lançamento apresenta um programa inovador que investiga índices de reajuste incorretos, realizando uma auditoria detalhada nos dados registrados nos bancos de dados dos clientes. A nova ferramenta compara automaticamente esses índices com as informações divulgadas pelo Banco Central, garantindo precisão e transparência nos processos de reajuste. Esta é mais uma melhoria significativa, que se junta às outras, objetivando reforçar o compromisso da Prognum com a excelência e a conformidade regulatória.

“Nossa ferramenta realiza uma análise detalhada dos índices dos clientes, comparando-os com os dados do Banco Central para identificar possíveis erros. O principal objetivo é alertar o cliente para que possa corrigir qualquer inconsistência e eliminar erros potenciais. Quando o sistema detecta discrepâncias, ele emite notificações e oferece uma interface intuitiva que facilita a correção dos dados. Com essa solução, o índice de erros é reduzido a zero. Além disso, para maior comodidade, o cliente pode agendar esse processo conforme sua conveniência, ou seja, com a frequência e nas épocas que desejar”, explica Kleber da Cruz Pereira.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano