Tradicional varejista de móveis de Ponta Grossa (PR), a Lojas MM observou um faturamento de R$ 1 bilhão em 2022 e, para os próximos cinco anos, estabeleceu como meta o desafio de triplicar esse valor. Diante dos juros altos e do aumento das despesas financeiras, a varejista está fugindo dos bancos tradicionais para financiar suas atividades e dar suporte ao seu plano de crescimento. O melhor caminho encontrado foi levantar R$ 30 milhões no primeiro semestre deste ano com a emissão de cotas seniores de um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC).
“Assim como outras empresas do setor, começamos a ver os resultados diminuírem por conta das despesas financeiras, então procuramos uma fonte de financiamento mais barata para poder rentabilizar o negócio. Tivemos que nos reinventar para ganhar fôlego e ampliar nossa atuação. Para alcançar esse patamar, procuramos mecanismos como o FIDC, que proporcionam a alavancagem com um peso menor nas despesas”, disse Marcos Martins, Gerente da Lojas MM.