Notícias

Banco Central define o lançamento do Pix automático: 16 de junho de 2025

BC e CMN criam novas regras do Open Finance, que permitirão a realização de pagamento por meio de Pix por aproximação

O Banco Central já definiu que o lançamento do Pix automático para a população acontecerá em 16 de junho do ano que vem. A informação consta na Resolução Nº 402, já publicada no início da segunda quinzena de julho, no site da instituição. O Pix automático facilitará as cobranças recorrentes, como faturas de luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias, condomínios, serviços de streamings e outros. De acordo com o BC, as empresas que receberão por essa modalidade conseguirão reduzir custos de cobrança e poderá haver redução de inadimplência. Para a pessoa pagadora, o Pix automático será gratuito e, a qualquer momento, poderá ser cancelado ou alterado.

Com o objetivo de simplificar ainda mais os pagamentos por meio do Pix, inclusive com a realização de pagamentos por aproximação, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional estão criando novas regras do Open Finance, sistema que permitirá aos consumidores compartilharem seus dados financeiros entre as instituições participantes. A ideia é que a simplificação do processo diminua etapas nos pagamentos online, possibilitando, por exemplo, a oferta de Pix nas carteiras digitais, as wallets.

O BC e o CMN vão ampliar os players que poderão participar do ecossistema do Open Finance, incluindo outras instituições financeiras relevantes em segmentos, como investimento e operações de câmbio. Assim, garantem o BC e o CMN, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai chegar a 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

O BC informou que já aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance, garantindo o seu desenvolvimento mais rápido. Atualmente, os consumidores já têm acesso a diversos benefícios que vêm das soluções criadas pelas instituições participantes, como, por exemplo, oferta de crédito mais barato e melhores oportunidades de investimento. Espera-se que as instituições produzirão os chamados super aplicativos, oferecendo todas as soluções e informações em uma única plataforma.

O BC divulgou um novo cronograma do projeto:

  • 31 de julho de 2024: regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), nome formal do Pix por aproximação;

  • 14 de novembro de 2024: início dos testes pelas instituições financeiras, para garantir a segurança da funcionalidade;

  • 28 de fevereiro de 2025: lançamento do produto para a população.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano