O Banco Master anunciou que está adquirindo o Will Bank, banco digital com forte presença no nordeste do país, com mais de seis milhões de clientes. O Will Bank, que tem um fundo de private equity da XP como sócio, faturou R$ 2,8 bilhões no ano passado.
“Com a aquisição do Will Bank, passamos a ter oportunidades imensas de cross-selling. Vamos oferecer produtos de crédito do Will para os nossos clientes do Credcesta – que hoje não têm nem conta bancária nem cartão – e outros produtos nossos, como seguros e FGTS, para os clientes do Will. Além dessas sinergias, vamos implementar um novo plano de expansão no Will”, adiantou o controlador do Master, Daniel Vorcaro.
A partir desta aquisição, o Banco Master passará a atender mais de 10,5 milhões de clientes no varejo. De acordo com o CEO da instituição financeira, Augusto Lima, “o DNA tecnológico do Will vai permitir ao Master acelerar o desenvolvimento de novos produtos baseados em cartão de crédito, débito, empréstimo, captação, consignado e outros serviços financeiros”. De acordo com o portal Brazil Journal, o sócio da XP, Chu Kong, um dos idealizadores do projeto, continuará no Conselho do Will Bank.
Embora seja um banco novo – foi fundado em 2017 – o Will Bank construiu uma marca relevante e se tornou um dos maiores emissores de cartão no Brasil apostando em tecnologia, gente e um marketing criativo. O banco digital conta com 1,2 mil colaboradores e um amplo portfólio de produtos como cartão de crédito e débito, conta digital, investimentos, crédito pessoal e marketplace. No final de 2021, recebeu um investimento de R$ 250 milhões do private equity da XP e da Atmos Capital.
A aquisição aconteceu dias depois do Master anunciar uma reorganização societária. Para ser efetivada, porém, a compra do banco ainda depende da aprovação do CADE e do Banco Central.