Notícias

IFIX de fevereiro aponta alta de 0,8% dos fundos de investimentos imobiliários listados na Bolsa

Analistas acreditam que o crescimento pode ser maior em março

O IFIX, índice de retorno total composto pelas cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários listados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3, que representa o setor na Bolsa de Valores, fechou o mês de fevereiro com uma alta de 0,8%. Especialistas acreditam que o resultado de março pode ser ainda maior, diante de cortes na Selic, a taxa básica de juros da economia.

Ouvidos pelo portal E-Investidor, os analistas Felipe Miranda e Caio Nabuco de Araújo, que assinam o relatório da Empiricus, dizem que os investidores estão começando a olhar para outras opções de aplicações no mercado de capitais, mais rentáveis que a renda fixa, entre os quais os fundos imobiliários. “Os FIIs, que historicamente são veículos capazes de capturar valor em momentos de queda dos juros, se tornam alternativas óbvias, tendo em vista a alta remuneração – dividend yield (rendimento de dividendos) anual próximo de dois dígitos – e a isenção de Imposto de Renda nos rendimentos”, explicam eles.

O portal consultou 11 grandes corretoras sobre suas carteiras de FIIS para março, e o fundo mais recomendado foi o XP Malls (XPML11), focado na exploração de shopping centers. Em apenas uma seleção ele não estava presente. “Vemos também que a performance operacional dos shoppings já está superior aos níveis pré-pandemia, o que tende a gerar ganhos adicionais ao investidor”, disseram ao portal Daniel Marinelli e Matheus Oliveira, que assinam o relatório do BTG Pactual.

Segundo eles, o XP Malls é atrativo porque conta com um portfólio com imóveis localizados em regiões maduras e resilientes, além de uma carteira de ativos diversificada. Analista da EQI Research, Carolina Borges acrescenta que o XP Malls assinou memorando com a Syn Prop (SYNE3) para aquisição de participações em seis shoppings por R$ 1,85 bilhão. “O Fundo informou que os shoppings apresentam, na média, indicadores operacionais acima do atual portfólio do XPML. Portanto, há potencial para aumentar o resultado recorrente do XP Malls”, avalia ela.

 

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano