Um total de 3.328 pessoas foi beneficiado com a entrega das chaves de 832 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) dos conjuntos residenciais Lírio do Vale e Lotus, em Magé, no Rio de Janeiro, em 6 de fevereiro. De acordo com o Ministério das Cidades, o investimento foi de R$ 52,4 milhões, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) do Ministério das Cidades – cada unidade custou R$ 63 mil.
Entre as 832 famílias que vão morar no local, 587 participam do Programa Bolsa Família ou recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e assumiram os apartamentos por contratos de doação. A prefeitura de Magé também concedeu isenção de IPTU e ITBI a todos os moradores do empreendimento.
Os apartamentos têm 44,87 metros quadrados, e sua construção estava atrasada desde 2017. Apenas em maio do ano passado as obras foram retomadas. O Ministério das Cidades destaca que os dois residenciais foram construídos próximos a 15 escolas e 20 postos de saúde, em um raio de até 2,5 quilômetros. “Não existe nenhuma explicação para que um conjunto habitacional como este fique parado desde 2011. O governo tem que cuidar da população que não tem possibilidade de pagar um aluguel. Quem precisa do governo é o pobre esquecido ao longo dos anos. Eu voltei e no primeiro mês recriamos o MCMV, o mais bem-sucedido programa habitacional da história de 500 anos do Brasil. Para cuidar dos pobres a gente não governa com a cabeça, governa com o coração. Precisamos ter sensibilidade. Resgatar o respeito e a dignidade do país”, disse o Presidente Lula, pessoalmente presente à cerimônia das entrega das chaves.
No mesmo dia, o Governo Federal entregou as chaves de 200 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida no município de Paracatu, em Minas Gerais, 152 em Euclides da Cunha, na Bahia, e 144 em Santo Antônio da Posse, no estado de São Paulo. Juntos, os empreendimentos beneficiarão 1.984 pessoas.
De acordo com a assessoria de comunicação do Ministério das Cidades, “desde sua criação, em 2009, o Minha Casa, Minha Vida já entregou cerca de 7 milhões de novas unidades habitacionais. O novo Minha Casa, Minha Vida está com melhores taxas e condições. Em 2023, foram contratadas mais de 460 mil unidades por meio de financiamento do FGTS, superando a previsão inicial de 375 mil. Em 2023, foram selecionadas 187,5 mil unidades habitacionais com recursos do FAR, em mais de 1,2 mil empreendimentos que beneficiarão 559 municípios em todo o Brasil. Com a retomada do programa, até o fim de 2024, serão entregues mais cerca de 12 mil unidades habitacionais, beneficiando 49 mil pessoas em todo Brasil – nas modalidades FAR e Entidades – e outras 21,7 mil foram autorizadas para retomada”.