A Central de Protesto do Estado de São Paulo (Cenprot-SP), plataforma que reúne os serviços digitais de 420 cartórios paulistas, deve beneficiar em torno de 1,2 milhão de usuários, que já registraram, aproximadamente, 35 milhões de registros de protestos na base de dados da Central. Por meio de login e assinatura digital gov.br, é possível realizar consultas, emitir autorizações, solicitar cancelamento e obter certidões referentes a dívidas e inadimplência protestadas por credores.
De acordo com especialistas, uma das maiores vantagens desta integração é a gratuidade e a facilidade no uso do GOV.BR, que dispensa a necessidade de certificado digital pago, ampliando os serviços dos cartórios para um número maior de pessoas. “Antes, para usar os serviços online dos cartórios de protesto, o cidadão precisava ter um e-CPF, que é um certificado caro e ainda pouco acessível para grande parte da população. A parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia facilita a vida do usuário e nos integra aos mais de 4 mil serviços do GOV.BR”, explicou o Presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos de São Paulo (IEPTB/SP), José Carlos Alves.
O Coordenador-geral de Plataformas de Identidade Digital da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, Hudson Mesquita, disse que a integração com os cartórios vem para reforçar o potencial de simplificação da relação do cidadão com o governo. “Agora, de forma segura e gratuita, a partir do uso da assinatura GOV.BR, o usuário tem acesso a novos serviços pela internet”, ressalta.
Segundo a Cenprot-SP, o primeiro serviço integrado à plataforma do governo é o “Avise-me”, que notifica gratuitamente o cidadão sobre qualquer protesto envolvendo o seu nome, interposto em um dos 424 cartórios paulistas. A partir do primeiro semestre de 2023, a assinatura digital GOV.BR também poderá ser usada em processos de negociação de dívidas com intermediação da Central.
Publicado em 02/01/2023