O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) publicou a resolução 14, determinando que as empresas devem manter e comunicar o registro de todas as transações imobiliárias com valor igual ou superior a R$ 100 mil. O objetivo é ampliar a fiscalização sobre empresas do segmento e evitar crimes como a lavagem de dinheiro.”Antes, as empresas não precisavam comunicar nada ao Coaf caso não houvesse a detecção de alguma suspeita. A partir de agora, caso não haja nenhum indício nas operações, as empresas terão de fazer semestralmente uma comunicação negativa de ocorrências. Com isso, queremos dar uma ‘chacoalhada’ no setor”, explica o presidente do Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues. “Apesar de não existir estatísticas sobre a incidência de lavagem de dinheiro no setor imobiliário, sabemos que esta área é muito propensa a esses acontecimentos. Desde 1999, quando fizemos a primeira resolução, temos apenas 194 empresas cadastradas no Coaf. Sabemos que esses números estão muito distantes da realidade do segmento que possui um número de empresas e transações infinitamente superior”, acrescenta o executivo. Segundo Rodrigues, ao obrigar as empresas a fazerem a comunicação negativa, a Coaf estará ampliando a base de companhias cadastradas.”Vamos identificar todas as empresas deste segmento e, a partir disso, enviar uma carta chamando a atenção sobre a existência da resolução, assim como as exigências. Caso não haja manifestação, virá uma nova fase, que pode incluir punição a essas empresas por não comunicar os fatos exigidos pelo Coaf”, finaliza ele.