A construtora e incorporadora Cury anunciou ao mercado que no primeiro trimestre deste ano a companhia observou um crescimento de 63,8% no seu lucro líquido, alcançando R$ 154,1 milhões. De acordo com a empresa, a receita líquida foi de R$ 837,4 milhões, o que representa um salto de 40,7%, se comparado o valor ao registrado no mesmo período de 2023. A margem líquida subiu 2,6%, para 18,4%.
“Apresentamos mais um resultado de recordes, mas o mais importante é continuar crescendo com qualidade. Um grande ponto é a margem líquida, que traduz essa qualidade e mostra como estamos aproveitando o crescimento do mercado a nosso favor”, disse o Diretor Vice-presidente Comercial da Cury, Leonardo Mesquita, em entrevista à Exame.
Mesquita disse que a reformulação do programa Minha Casa, Minha Vida e a revisão dos planos diretores de São Paulo e Rio de Janeiro impactaram positivamente nos resultados e terão reflexos ainda maiores ao longo dos próximos meses. “Estamos em um momento muito favorável, onde ainda existe espaço para aproveitar o aquecimento do setor”, garantiu ele.
A Cury informou que nesse primeiro trimestre já fez dez lançamentos, metade no Rio de Janeiro e a outra metade em São Paulo – com um valor geral de vendas (VGV) histórico de R$ 1,88 bilhão, o que representa um crescimento de 32,7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Já as vendas líquidas ficaram em R$ 1,6 bilhão, um salto de 43,9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado e um crescimento de 71,6% em comparação ao último trimestre.
A carteira de terrenos da companhia bateu recorde, chegando a 52,4 mil unidades. A Cury declarou que o seu banco de terrenos (landbank) fechou o primeiro trimestre com R$ 15,7 bilhões em VGV potencial, aumento de 57,9% em base anual – o landbank atual é composto de R$ 9,6 bilhões localizados em São Paulo e R$ 6,1 bilhões no Rio de Janeiro. A Cury informou, também, que o preço médio das unidades lançadas chegou R$ 316,2 mil nos três primeiros meses do ano – com ganhos de 13,5% em base anual. O preço médio de vendas, por sua vez, foi de R$ 292,2 mil, uma alta de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
A Cury anunciou a distribuição de R$ 383,5 milhões em dividendos. Segundo Mesquita, há espaço para crescimento. “Poucas empresas do mercado conseguem crescer, gerar caixa e distribuir. É um dos principais diferenciais da Cury para os investidores”, finalizou o executivo.