Os bancos têm investido muito na digitalização de 100% do processo de financiamento imobiliário, e hoje já é possível contratá-lo em menos de duas semanas, sem sair de casa. Tempo e burocracia são reduzidos, e todos ganham com isso. Com a unificação dos cartórios, o que deve acontecer ainda neste primeiro semestre do ano, a celeridade do processo deve atingir a todos os bancos.
Por meio do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), será possível acessar de forma remota e eletrônica as informações de todos os cartórios brasileiros, além de fazer matrículas de imóveis, consultar dados de registros pessoais e cadastrar procurações. “Os bancos estão se adaptando para que o processo deixe de ser físico para ser 100% digital. Atualmente, cerca de 20% dos financiamentos são eletrônicos. Ainda é muito presente a cultura do documento físico”, garante Antonio Linhares, Head da V/Hub, uma plataforma da Valid responsável pelos contratos digitais de duas das maiores instituições financeiras privadas do país.
Diretor Executivo do Bradesco, José Ramos Rocha Neto informa que o banco pretende reduzir em até 65% o prazo médio de conclusão do crédito imobiliário com o uso da assinatura digital. Hoje, em média são precisos 28 dias para concluir o processo na capital paulista, por exemplo. A média nacional, segundo a Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), é de 40 dias.
O Santander garante que todo este processo digital hoje leva em média 12 dias para ser concluído, a partir do momento em que toda a documentação necessária é enviada. O banco já acumula três anos de experiência digital nesta área e informa que está investindo e desenvolvendo ferramentas para digitalização da assinatura e envio do contrato para o cartório. “Inclui aprovação do crédito no mesmo instante; emissão do laudo do imóvel no mesmo dia, realizado por inteligência artificial; e uso de tecnologia de reconhecimento de dados para preenchimento do contrato”, afirma, em nota.
O Itaú Unibanco, por sua vez, informa ter “avançado significativamente na digitalização dos produtos e serviços dentro do segmento imobiliário, desde a contratação de um financiamento, que vai da assinatura digital ao registro eletrônico, até o pós-venda”. O banco não entra em detalhes sobre essa operação. Dos bancos públicos, a Caixa oferece um aplicativo próprio para contratação do crédito imobiliário, do cadastro até a aprovação. A instituição diz que atualmente 3 milhões de clientes acompanham e gerenciam seus contratos pelo aplicativo. “A alternativa traz comodidade ao cliente, que poderá acompanhar de perto todas as etapas do seu processo habitacional de forma simples e intuitiva e, se necessário, resolver pendências pelo próprio aplicativo”, diz a Caixa, em nota.