Notícias

Caixa permitirá uso do FGTS Futuro a partir do primeiro trimestre de 2023

Operação está limitada a famílias com renda mensal bruta até R$ 2,4 mil

A Caixa Econômica Federal vai oferecer, a partir do primeiro trimestre de 2023, financiamento imobiliário para o programa Casa Verde e Amarela com direito ao uso do chamado FGTS Futuro. Até o início da segunda quinzena de janeiro, serão publicadas e divulgadas as normas operacionais da operação, conforme resolução do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Feito isso, o banco a oferecerá em até 90 dias.

Por meio do FGTS Futuro, o mutuário poderá utilizar recursos do fundo a serem recebidos futuramente no cálculo da capacidade de pagamento do financiamento imobiliário. Segundo a Caixa, haverá um aumento na capacidade de pagamento das prestações de algo em torno de 8% (valor depositado na conta do trabalhador do fundo todos os meses) e, assim, será possível comprar um imóvel de valor maior.

Especialistas lembram, porém, que a operação também tem riscos. Por exemplo, se o mutuário for demitido não poderá sacar o saldo da conta que estiver comprometido com o financiamento. Segundo a Caixa, por ora a operação será oferecida apenas para famílias com renda familiar bruta até R$ 2,4 mil. De acordo com a DataZap+, 10,9 milhões de famílias se enquadram, hoje, nessa categoria, ou seja, 15,8% do total de famílias do Brasil.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano