Ao longo de 2022, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-Curitiba) beneficiou 1.905 famílias com atendimento habitacional e obras de infraestrutura. Deste total, 170 famílias receberam as chaves da casa própria, 110 assinaram contratos de aquisição de imóveis, 120 receberam benefício de auxílio-moradia e 1.505 foram contempladas com obras de urbanização que melhoraram a habitabilidade das comunidades.
“Devido à escassez de investimentos federais em habitação popular, trabalhamos com recursos próprios do município e parcerias com a iniciativa privada, visando proporcionar imóveis de boa qualidade para os inscritos e famílias que viviam situação de risco. Apesar do cenário desfavorável, conseguimos em nossa gestão entregar as chaves de 2,1 mil casas e mais de 6,2 mil títulos de propriedade. Além das obras de urbanização, que asseguram melhores condições de habitação para outras milhares de famílias curitibanas”, disse o Presidente da Cohab-Curitiba, José Lupion Neto.
Segundo ele, neste ano a Cohab vai contar com 450 unidades habitacionais disponíveis para os inscritos, comercializadas por valores abaixo do preço de mercado e com condições especiais como a inclusão das taxas documentais junto ao valor a ser financiado. Lupion Neto destaca que a companhia promoveu em 2022 importantes obras de infraestrutura, que são fundamentais no processo de regularização de áreas e na melhoria da qualidade de vida da população. As intervenções incluíram redes de esgoto, drenagem, pavimentação, sinalização viária, implantação de ciclovias, canchas esportivas e áreas de lazer.