De acordo com um levantamento realizado pelo Valor Data, publicado pelo jornal Valor Econômico, 26 incorporadoras de destaque no cenário nacional observaram uma queda de 13,9% no lucro líquido do segundo trimestre do ano. No entanto, as vendas cresceram significativos 15% e, assim, elevaram a receita líquida destas companhias em 17,5%, em média. Especialistas observaram que o desempenho dessas incorporadoras foi além do esperado, o que indica boas perspectivas para um futuro próximo.
No segmento de média e alta renda, a Cyrela, por exemplo, ganha destaque, ao divulgar um aumento de suas vendas em 45% e dos lançamentos ainda mais, em 52%, nesse segundo trimestre, na base anual. A margem bruta excedeu a expectativa do mercado, ficando em 32,3%, fruto de uma maior participação de empreendimentos de alta renda. Especialistas destacaram que a incorporadora tem um banco de terrenos em São Paulo menor, por exemplo, do que o da Even e da EZTec, mas isso não configurou um problema para manter um ritmo forte de lançamentos.
A EZTec também mereceu destaque pelos resultados alcançados: 32,4% de margem, com quatro pontos percentuais mais do que o registrado sobre o primeiro trimestre do ano. No segmento de baixa renda, a Cury chama a atenção do mercado ao fechar junho com um lucro líquido de R$ 121,4 milhões (mais 41%).