Por meio da Cohab-SP – Companhia Metropolitana de Habitação – a Prefeitura de São Paulo deu início, em 10 de outubro, às obras de construção de 290 unidades habitacionais, pelo programa Pode Entrar, na modalidade PPP (Parceria Público-Privada), na Rua dos Trilhos, no bairro da Mooca, zona leste da capital. As obras estão sendo executadas em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), que terá direito a 39% da demanda de moradores do novo conjunto habitacional.
O objetivo, segundo a Cohab-SP, “é transformar a antiga área em um pequeno bairro planejado com 833 unidades habitacionais, que serão divididas em duas etapas, sendo 290 na primeira e 543 na segunda. O projeto também prevê equipamentos públicos, praça e novas ruas. Essas ações de ampliação e melhorias permitirão que os antigos e novos moradores possam contar com toda a infraestrutura que será implantada”.
A companhia informou que os condomínios terão nove andares, infraestrutura completa e apartamentos de 49 metros quadrados, com dois quartos. As unidades contemplam todas as faixas de renda de interesse social e mercado popular, trazendo mix social ao bairro. Junto do térreo estão previstos pequenos espaços de comércio e serviços, valorizando a vida urbana ao longo das calçadas.
“O lote 5 do programa Pode Entrar Parcerias-PPP contempla a região da subprefeitura da Mooca e tem como objetivo a construção de 2.760 novas unidades habitacionais. Além disso, o projeto também inclui a implantação de equipamentos públicos que contribuirão para a valorização do bairro e o aprimoramento da qualidade de vida dos residentes locais. Uma dessas instalações é o CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) Nova Luz- Campos Elíseos. Com as obras iniciadas em outubro de 2022, o CIES será capaz de atender diariamente 872 pessoas, totalizando mais de 17 mil atendimentos mensais. Além disso, a região será beneficiada com a expansão da infraestrutura para ciclistas, com a previsão de novos trechos de ciclovia e ciclofaixas. No total serão criados 2.711 metros de vias, conectando a Rua Visconde de Parnaíba à Rua Bresser”, informou a assessoria de comunicação da Cohab-SP.