O Governo de São Paulo entregou 417 apartamentos no Residencial Jardins da Barra, em Barra Funda, na capital, cujo empreendimento é parte da primeira Parceria Público Privada (PPP) voltada para construção de habitações de interesse social do país. O objetivo é revitalizar a região central da cidade com a oferta de habitações sociais.
Cedido por meio de convênio pela Prefeitura de São Paulo, o Jardins da Barra foi construído em um terreno de 14,7 mil m². Os apartamentos têm metragens que vão de 41 a 66 m² de área útil, em quatro torres com apartamentos de um, dois e três dormitórios. Além disso, o residencial conta ainda com uma área comercial de 8.357 m², com 22 lojas, e fica na Avenida Dr. Abrahão Ribeiro, esquina com a Rua do Bosque.
O Governo de São Paulo destaca que a PPP da Habitação é um projeto inovador. Desenvolvido para repovoar, revitalizar e modernizar o Centro Expandido da capital, com o aproveitamento da infraestrutura existente para ocupar áreas ociosas e reduzir o deslocamento de trabalhadores, a PPP da Habitação é voltado para aqueles que não são proprietários de imóveis e não foram atendidos por programas habitacionais. No caso do Residencial Jardins da Barra, os apartamentos foram destinados para àqueles que trabalham na área central da capital.
De acordo com o Governo, serão 2.260 unidades de Habitação de Interesse Social – HIS e 1.423 unidades de Habitação de Mercado Popular – HMP. Já foram entregues pouco mais de 2 mil habitações de interesse social e 461 unidades de habitação de mercado popular na região central da capital, até agora.