Notícias

Startup cria “ChatGPT” especializado no mercado imobiliário

Lais é oferecida gratuitamente, respondendo a todas as perguntas focadas no segmento do crédito imobiliário brasileiro

A Lastro, uma startup que se propõe a simplificar a gestão de imóveis, criou e apresentou ao mercado uma assistente digital especializada no mercado imobiliário, baseada na inteligência artificial (IA). A plataforma tem sido chamada de “ChatGPT do crédito imobiliário”, já que é totalmente focada e adaptada ao segmento no Brasil, e foi batizada como Lais.

A Lais (iniciais de Lastro Artificial Intelligence System) é oferecida gratuitamente e responde a perguntas ligadas ao segmento do crédito imobiliário. Entre outras questões, explica termos técnicos e detalha regras e práticas do setor. “Diferentemente do ChatGPT, que usa uma base de informações muito ampla, nós criamos uma nova camada que é especialista no mercado imobiliário. Nesse espaço, ensinamos a inteligência artificial sobre todas as particularidades do setor”, explicou ao jornal O Estado de São Paulo Pedro Milanez, CTO da Lastro. “Aprofundamos em temas como a lei do inquilinato e todas as minuciosidades que interferem no comportamento do mercado de aluguel no Brasil. Tiramos as amarras de ajustes generalistas e criamos amarras de especialistas” acrescentou.

A Lastro tem se destacado no cenário nacional. No ano passado, recebeu um aporte de US$ 4 milhões em uma rodada seed liderada pelos fundos de venture capital Canary, QED Investors e 1Sharpe Ventures. Em 2021, a empresa já havia captado uma rodada pre-seed de US$ 1,3 milhão. Milanez destaca que Lais oferece dicas para a resolução de impasses ligados aos relacionamentos imobiliários, como a locação ou compra de um imóvel, a contratação de financiamentos imobiliários ou o relacionamento entre condôminos. “No Google e no ChatGPT, a resposta será generalista. Se você quer ter a visão de um especialista, busque um advogado. Aqui é uma analogia parecida. Se você quer uma visão muito mais especializada no mercado imobiliário, você fala com a Lais”, disse o CEO da Lastro.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano