O Itaú Unibanco está apostando no crédito imobiliário sustentável para pessoas físicas. O banco está lançando o programa “Repasse Verde”, com menor taxa de financiamento habitacional no momento da contratação para quem adquirir apartamentos em prédios com certificações sustentáveis. O programa é um desdobramento do “Plano Empresário Verde”, que financia com taxas especiais empreendimentos que atendem exigências de certificações de construção sustentável.
Segundo a instituição financeira, o benefício do Repasse Verde será aplicado às operações de compra financiada por pessoas físicas, envolvendo justamente os projetos incluídos no Plano Empresário Verde. Atualmente, são oferecidos cerca de 24 empreendimentos habilitados no plano, somando R$ 3,5 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV). “Depois do Plano Empresário Verde, entendemos que era importante incentivar e trazer um benefício para a ponta do cliente final, com condições de precificação diferenciada”, justificou o Diretor de Crédito Imobiliário e Consórcios do Itaú, Thales Ferreira da Silva.
Atualmente, o banco oferece taxas para o crédito imobiliário entre 9,5% mais taxa referencial de juros (TR) e 9,99% mais TR. “É claro que a taxa pode estar diferente no momento de entrega da obra devido ao cenário macro, de funding e taxas”, ressaltou Thales.