Release de Produtos

Setembro 2024

GESTÃO

Implementar Pula Parcela para contratos com séries

O sistema SCCI foi atualizado para implementar o “Pula Parcela” para contratos de financiamento com séries. Anteriormente, essa função estava disponível apenas para contratos de Financiamento Dinâmico, mas agora, clientes com contratos em séries também poderão programar o adiamento de suas parcelas.

A nova função permite que os clientes escolham quais parcelas futuras serão incorporadas ao saldo devedor, oferecendo maior flexibilidade no pagamento. No entanto, o “Pula Parcela” será aplicado a todas as séries com vencimento no mesmo mês, ou seja, não será possível selecionar uma série mensal e não selecionar uma semestral a vencer no mês.


Alterar a evolução do SCCI para evoluir contratos de Fiança

Em resposta à necessidade de evolução nos contratos de Fiança, o SCCI passou pelas seguintes mudanças:

  • Tipo de Contrato: adicionou-se o tipo de contrato “51-Fiança” no sistema;
  • Configuração do Sistema de Amortização: inserido novo Sistema de Amortização para séries com o código 10 – Fiança;
  • Modificações no Sistema de Simulação e Série: o arquivo de simulação e séries foi atualizado para utilizar o novo domínio e permitir a edição do vencimento da parcela para contratos do tipo 51-Fiança;
  • Ajustes na Evolução e Expansão das Parcelas: implementou-se o cálculo da fiança com base no valor de avaliação, aplicando a taxa de juros nominal anual e utilizando juros simples com possibilidade de prorata.


Criar novos relatórios e alterar os atuais para prever a Resolução 4966

A Instrução Normativa BCB nº 426 trouxe novas rubricas contábeis e dividiu as operações de crédito em 11 categorias. Para refletir essas mudanças, foram implementados novos relatórios e ajustadas as interfaces no sistema. As mudanças realizadas incluem:

  • A criação de cinco relatórios para controlar e visualizar as novas rubricas contábeis. Cada relatório inclui versões sintéticas e analíticas:
    • AC158: Custos de Transação e Receitas Incluídos na TJEO
    • AC159: Receitas Diferidas-TJEO Diferenciada
    • AC160: Custos de Transação Diferidos-TJEO Diferenciada
    • AC161: Ajuste a Valor Presente – Operações Reestruturadas
    • AC162: Ajuste a Valor Justo

  • Atualização da tela de relatórios para incluir os novos relatórios nas seções “Mensais” e “Diários”. O arquivo da tela de relatórios foi atualizado para adicionar esses novos relatórios.
  • Alterações em relatórios existentes para refletir as novas contas de prejuízo e suas respectivas variáveis, mantendo inalteradas as faixas de prejuízo já estabelecidas.
  • Ajustes na rotina de cálculo contábil para incluir as novas variáveis de controle das perdas esperadas e ajustes.


[4966] Implementar API para integração das perdas esperadas

Após a implementação inicial do registro de informações sobre perdas esperadas, foram desenvolvidos novos serviços que permitem a integração dessas informações via API. Agora, as APIs criadas possibilitam o recebimento de dados de provisões em formato JSON, permitindo o registro direto na tabela de provisões de perdas.

Além disso, as APIs também oferecem funcionalidades para cancelar provisões de perdas e atualizar registros existentes, aprimorando a flexibilidade e eficiência no gerenciamento das provisões.


Alterar o SCCI para identificar corretamente eventos climáticos no DOC3040

O sistema foi atualizado para melhorar o tratamento de informações sobre Eventos Climáticos e COVID-19 no DOC3040, tornando-o mais eficiente para incorporações, renegociações e ajustes de parcelas. Para isso foram realizadas as seguintes alterações:

  • Foi adicionado na tela de históricos um campo para selecionar o tipo de condição adversa;
  • A tabela foi atualizada para converter o campo “COVID-19” para um novo campo que distingue entre diferentes tipos de condições adversas.
  • Os relatórios e programas foram ajustados para apresentar informações corretas sobre as condições adversas.
  • A tela de Incorporação e Pula Parcela foram alteradas para adicionar campos para registro de condições adversas em operações de pula parcela e incorporações.
  • Foi Incluído um campo para condições adversas em renegociações e ajustadas as tabelas e serviços para suportar essa informação.
  • Foi criado um programa para atualizar registros antigos com base em novas regras e garantir que todas as informações estejam corretas e atualizadas

ORIGINAÇÃO

Criar integração de receita elegível para TJEO

Com o objetivo de integrar a configuração das receitas elegíveis para a Taxa de Juros Efetiva das Operações (TJEO), foram implementadas as seguintes melhorias no sistema:

  • Serviço de Integração de Receita TJEO: Um novo serviço foi desenvolvido para configurar a tabela do tipo de liberação da originação, facilitando a integração das receitas elegíveis para a TJEO, garantindo maior eficiência no processo.
  • Resposta e Registro de Logs: O serviço retorna informações sobre o sucesso ou falha da operação, e todas as ações realizadas são registradas em uma tabela de log de eventos. Esse registro inclui um código de aplicação específico para integrações relacionadas à Resolução 4966, identificando o usuário responsável, além de registrar data, hora e os dados de entrada e saída da operação.

Essas melhorias fortalecem a transparência e a eficiência na gestão das receitas elegíveis para TJEO, assegurando que todas as operações sejam devidamente monitoradas e registradas.

TODAS AS NOVIDADES

Evolutiva e Nova Implementação

ProdutoMóduloTítulo
GESTÃORelatóriosAlterar o relatório de histórico de renegociações e implementar layout espelho da renegociação de dívidas
Pula parcelaImplementar Pula Parcela para contratos com séries
ManutençãoIncluir o banco PICPAY na tabela de bancos do SCCI
EmissãoVerificar erro na geração de título para contrato com vencimento no mesmo dia
EvoluçãoAlterar a evolução do SCCI para evoluir contratos de Fiança
EvoluçãoImplementar melhorias na API de simulação de evolução de contratos
ContábilCriar novos relatórios e alterar os atuais para prever a Resolução 4966
Integração[4966] Implementar API para integração das perdas esperadas
ContábilAlterar o SCCI para identificar corretamente eventos climáticos no DOC3040
ManutençãoEvoluir tabela 'Garantias máximas por localidade' para utilizar o grupo de tipo de operação
ORIGINAÇÃOIntegraçãoCriar integração de receita elegível para TJEO

Correções

ProdutoMóduloTítulo
GESTÃOContábilVerificar contrato enviado para prejuízo indevidamente
EvoluçãoCorrigir aplicação de desconto de PE Verde realizada através do histórico 136
Manutenção de prestaçõesVerificar gravação das informações no arqprst a partir da tela de manutenção de prestações
Serasa/SPCCorrigir baixa de arquivo de retorno Serasa
Implantação de contratosCorrigir crítica de idade superior a 80 anos na implantação do contrato
Portal do clienteCorrigir posição do botão 'Voltar' no Portal do Cliente - SCCIWEBREACT
InterfacesCorrigir ocorrência no Cadastro Positivo - Crédito Imobiliário

Legislação

ProdutoMóduloTítulo
GESTÃOFGTSTratar IN Nº17 de 05 de agosto de 2024 - FGTS
Evolutivas e Nova implementação

GESTÃO

Alterar o relatório de histórico de renegociações e implementar layout espelho da renegociação de dívidas

O histórico de renegociações passou por uma atualização para trazer melhorias na visualização de informações. Foram implementados e atualizados:

  • Relatório de Histórico de Renegociações: agora, o relatório foi modificado para listar e detalhar os valores relacionados às antecipações, de forma semelhante ao que já acontece no resumo da renegociação. 
  • Novo Modelo de Extrato: foi criado um modelo de extrato de renegociação. Esse extrato fornecerá um resumo transparente e completo dos acordos firmados, facilitando o acompanhamento das renegociações.
  • Opção de Boleto com Minuta: a tela de renegociação também foi atualizada para incluir a possibilidade de emissão de boleto com minuta.


Implementar Pula Parcela para contratos com séries

O sistema SCCI foi atualizado para implementar o “Pula Parcela” para contratos de financiamento com séries. Anteriormente, essa função estava disponível apenas para contratos de Financiamento Dinâmico, mas agora, clientes com contratos em séries também poderão programar o adiamento de suas parcelas.

A nova função permite que os clientes escolham quais parcelas futuras serão incorporadas ao saldo devedor, oferecendo maior flexibilidade no pagamento. No entanto, o “Pula Parcela” será aplicado a todas as séries com vencimento no mesmo mês, ou seja, não será possível selecionar uma série mensal e não selecionar uma semestral a vencer no mês.


Incluir o banco PICPAY na tabela de bancos do SCCI

O sistema SCCI passou por uma atualização importante para incluir o banco PICPAY nas tabelas de cadastro. Essa modificação foi realizada para garantir o correto funcionamento do sistema e prevenir eventuais erros após a implementação de novas versões.


Verificar erro na geração de título para contrato com vencimento no mesmo dia

O programa de geração de títulos foi atualizado para aprimorar o processo de emissão de títulos para o dia do vencimento do contrato. A partir de agora, ao ser acionado para gerar um título na data de vencimento do contrato, o sistema irá considerar automaticamente os parâmetros de dias de vencimento configurados no local de cobrança, especialmente para casos de débito automático.


Alterar a evolução do SCCI para evoluir contratos de Fiança

Em resposta à necessidade de evolução nos contratos de Fiança, o SCCI passou pelas seguintes mudanças:

  • Tipo de Contrato: adicionou-se o tipo de contrato “51-Fiança” no sistema;
  • Configuração do Sistema de Amortização: inserido o novo Sistema de Amortização para séries com o código 10 – Fiança;
  • Modificações no Sistema de Simulação e Série: o arquivo de simulação e séries foi atualizado para utilizar o novo domínio e permitir a edição do vencimento da parcela para contratos do tipo 51-Fiança;
  • Ajustes na Evolução e Expansão das Parcelas: implementou-se o cálculo da fiança com base no valor de avaliação, aplicando a taxa de juros nominal anual e utilizando juros simples com possibilidade de prorata.


Implementar melhorias na API de simulação de evolução de contratos

Foram implementadas diversas melhorias na API de simulação de evolução de contratos, visando otimizar seu desempenho e precisão. As principais atualizações incluem:

  • Nova Metodologia de Cálculo do IOF: agora, a API considera também a apuração pela alíquota máxima, aplicável tanto para pessoas físicas (PF) quanto para pessoas jurídicas (PJ).
  • Padronização de Campos de Data: a formatação dos campos do tipo data foi uniformizada para o formato dd/mm/aaaa, garantindo consistência nos registros.
  • Atualização do HTTP Status: o status HTTP foi alterado para 400 sempre que erros negociais são identificados, melhorando o retorno de informações para os usuários.
  • Tratamento de Arrays Vazios: implementado o manejo adequado para arrays enviados vazios, prevenindo erros e melhorando a API.


Criar novos relatórios e alterar os atuais para prever a Resolução 4966

A Instrução Normativa BCB nº 426 trouxe novas rubricas contábeis e dividiu as operações de crédito em 11 categorias. Para refletir essas mudanças, foram implementados novos relatórios e ajustadas as interfaces no sistema. As mudanças realizadas incluem:

  • A criação de cinco relatórios para controlar e visualizar as novas rubricas contábeis. Cada relatório inclui versões sintéticas e analíticas:
    • AC158: Custos de Transação e Receitas Incluídos na TJEO
    • AC159: Receitas Diferidas-TJEO Diferenciada
    • AC160: Custos de Transação Diferidos-TJEO Diferenciada
    • AC161: Ajuste a Valor Presente – Operações Reestruturadas
    • AC162: Ajuste a Valor Justo
  • Atualização da tela de relatórios para incluir os novos relatórios nas seções “Mensais” e “Diários”. O arquivo da tela de relatórios foi atualizado para adicionar esses novos relatórios.
  • Alterações em relatórios existentes para refletir as novas contas de prejuízo e suas respectivas variáveis, mantendo inalteradas as faixas de prejuízo já estabelecidas.
  • Ajustes na rotina de cálculo contábil para incluir as novas variáveis de controle das perdas esperadas e ajustes.


[4966] Implementar API para integração das perdas esperadas

Após a implementação inicial do registro de informações sobre perdas esperadas, foram desenvolvidos novos serviços que permitem a integração dessas informações via API. Agora, as APIs criadas possibilitam o recebimento de dados de provisões em formato JSON, permitindo o registro direto na tabela de provisões de perdas.

Além disso, as APIs também oferecem funcionalidades para cancelar provisões de perdas e atualizar registros existentes, aprimorando a flexibilidade e eficiência no gerenciamento das provisões.


Alterar o SCCI para identificar corretamente eventos climáticos no DOC3040

O sistema foi atualizado para melhorar o tratamento de informações sobre Eventos Climáticos e COVID-19 no DOC3040, tornando-o mais eficiente para incorporações, renegociações e ajustes de parcelas. Para isso foram realizadas as seguintes alterações:

  • Foi adicionado na tela de históricos um campo para selecionar o tipo de condição advers
  • A tabela foi atualizada para converter o campo “COVID-19” para um novo campo que distingue entre diferentes tipos de condições adversas.
  • Os relatórios e programas foram ajustados para apresentar informações corretas sobre as condições adversas.
  • A tela de Incorporação e Pula Parcela foram alteradas para adicionar campos para registro de condições adversas em operações de pula parcela e incorporações.
  • Foi Incluído um campo para condições adversas em renegociações e ajustadas as tabelas e serviços para suportar essa informação.
  • Foi criado um programa para atualizar registros antigos com base em novas regras e garantir que todas as informações estejam corretas e atualizadas


Evoluir tabela de ‘Garantias máximas por localidade’ para utilizar o grupo de tipos de operação

Diante do aumento na demanda por novos tipos de financiamento utilizando recursos do FGTS, foram identificadas necessidades de ajustes em algumas tabelas usadas para configurar essas simulações. Para tornar a configuração mais simples e eficiente, permitindo que uma única configuração atenda a diferentes tipos de financiamento, as seguintes melhorias foram implementadas no sistema:

  • Atualização da Tabela de Garantias por Localidade para passar a permitir a configuração por grupo de tipos de operações. Essa configuração elimina a necessidade de se configurar o mesmo município para mais de um tipo de operação (CCI e CCA).
  • Atualização da Tabela de Critérios de Desconto de FGTS para eliminar a necessidade de configuração por tipo de operação, já que os parâmetros estão associados ao município do imóvel que está sendo adquirido.
  • Ajuste no Simulador de Funding FGTS para passar a respeitar as novas parametrizações.

Essas atualizações tornam o sistema mais ágil e adaptável às novas demandas de financiamento com recursos do FGTS, garantindo maior eficiência e flexibilidade na configuração e na operação dos financiamentos

ORIGINAÇÃO

Criar integração de receita elegível para TJEO

Com o objetivo de integrar a configuração das receitas elegíveis para a Taxa de Juros Efetiva das Operações (TJEO), foram implementadas as seguintes melhorias no sistema:

  • Serviço de Integração de Receita TJEO: Um novo serviço foi desenvolvido para configurar a tabela do tipo de liberação da originação, facilitando a integração das receitas elegíveis para a TJEO, garantindo maior eficiência no processo.
  • Resposta e Registro de Logs: O serviço retorna informações sobre o sucesso ou falha da operação, e todas as ações realizadas são registradas em uma tabela de log de eventos. Esse registro inclui um código de aplicação específico para integrações relacionadas à Resolução 4966, identificando o usuário responsável, além de registrar data, hora e os dados de entrada e saída da operação.

Essas melhorias fortalecem a transparência e a eficiência na gestão das receitas elegíveis para TJEO, assegurando que todas as operações sejam devidamente monitoradas e registradas.

Corretivas

GESTÃO

Verificar contrato enviado para prejuízo indevidamente

O programa de processamento contábil foi atualizado para evitar a classificação indevida de contratos como prejuízo no SCCI. A partir de agora, contratos com menos de 180 dias de atraso não serão enviados para a categoria de prejuízo, garantindo maior precisão no controle contábil.


Corrigir aplicação de desconto de PE Verde realizada através do histórico 136

A evolução do sistema foi ajustada para os cenários de aplicação de desconto nos contratos de Plano Empresário Verde (PE Verde). Agora, o percentual de desconto na taxa de juros, concedido quando o empresário atinge as metas do “Plano Empresário Verde”, não será aplicado de forma cumulativa nos meses seguintes.

Essa correção, implementada através do histórico 136, também incluiu ajustes no cálculo da taxa de juros efetiva, garantindo que os descontos sejam aplicados corretamente e não impactem de maneira acumulativa nos meses subsequentes.


Verificar gravação das informações no arqprst a partir da tela de manutenção de prestações

A rotina de edição e gravação da tela de manutenção de prestações foi aprimorada para garantir que as informações alteradas sejam gravadas na tabela ARQPRST na base de dados do usuário que realizou a alteração, e não diretamente na base de produção. Essa correção permite um processo mais seguro e controlado, evitando impactos imediatos no ambiente de produção.


Corrigir baixa de arquivo de retorno Serasa

Foi identificado que a rotina responsável pela importação de arquivos de retorno do Serasa estava apresentando a mensagem de erro: “Nenhum arquivo de retorno encontrado”. Para resolver o problema, a rotina de processamento dos arquivos de retorno do Serasa foi corrigida, garantindo agora a importação correta dos lotes de retorno.


Corrigir crítica de idade superior a 80 anos na implantação do contrato

Foi identificado que o sistema não estava realizando a crítica de idade adequadamente quando o contrato principal envolvia uma Pessoa Jurídica e os participantes eram cadastrados como Pessoas Físicas, compondo o seguro de MIP e DFI para esses coobrigados.

Para solucionar esse problema, a crítica de idade foi atualizada para emitir alertas quando nos casos em que há coobrigados do tipo Pessoa Física associados a um mutuário principal que é uma Pessoa Jurídica.


Corrigir posição do botão ‘Voltar’ no Portal do Cliente – SCCIWEBREACT

O portal SCCI Web React foi atualizado para corrigir a posição do botão “Voltar”, que estava fora do padrão de alinhamento. Agora, o botão está devidamente posicionado, alinhado com os demais itens da barra superior, garantindo uma interface mais coesa e consistente.


Corrigir ocorrência no Cadastro Positivo – Crédito Imobiliário

Foi identificado que o relatório de Cadastro Positivo estava apresentando divergências para contratos cujo prazo estava próximo do término. Para resolver esse problema, o programa gerador do Cadastro Positivo foi ajustado para não incluir parcelas futuras em contratos que estão terminando no mês atual. Essa correção garante a precisão das informações apresentadas no relatório.

Legislação

GESTÃO

Tratar IN Nº17 de 05 de agosto de 2024 – FGTS

Foram realizados ajustes nas configurações do sistema para permitir o enquadramento das operações de imóveis usados na faixa de renda mensal bruta entre R$ 4.400,01 e R$ 8.000,00.

Para atender ao inciso I do artigo 2º, o SCCI já estava preparado desde a versão 9.58, que permite a configuração do LTV por região (UFs) na tabela “Faixas de Renda por Operação”.  O mesmo critério deve ser configurado para o programa Pró-cotista quando o financiamento for de imóveis usados.

Para estar de encontro com o inciso II do artigo 2º, foi necessário ajustar a tabela de “Critérios de Desconto de FGTS” para diferenciar os limites do valor do imóvel ou investimento, de acordo com a classificação de imóveis novos ou usados. Anteriormente, essa tabela não permitia diferenciar os limites com base nessa classificação.

ORIGINAÇÃO

Avaliar os ajustes no sistema para a modalidade Pró-Cotista – IN nº 9 de 26/4/2024 do Ministério das Cidades

Em resposta à necessidade de adequar o SCCI às novas normativas referentes às operações de Funding FGTS, conforme a Instrução Normativa n.º 9, de 26 de abril de 2024, foram realizadas uma série de implementações no sistema para atender aos requisitos estabelecidos. Essas alterações visam garantir a conformidade com a legislação e permitir o correto enquadramento das operações de crédito de acordo com as modalidades e critérios estabelecidos.

Dentre as implementações realizadas, destaca-se a inclusão de novos atributos na tabela de faixa de rendas por tipo de operação, a adaptação do simulador para as operações de Funding FGTS, e a alteração do arquivo enviado para a CEF, com a inclusão do LTV da operação e novos campos necessários. Essas modificações têm o objetivo de permitir a correta definição do Percentual de LTV, o enquadramento por UF, e a consideração dos critérios específicos para as modalidades CCI e Pró-cotista.


Ajustar o simulador de Funding de FGTS para utilizar as taxas de enquadramento por região/UF

O simulador de funding FGTS foi atualizado para considerar a UF do imóvel ao identificar a faixa de renda do pretendente. Essa modificação também afeta as telas dos simuladores interno e externo de Funding para não exibirem campos que são específicos das modalidades pró-cotista e CCI. A alteração tem como objetivo aprimorar e tornar mais transparente o processo de originação com recursos do FGTS.