Release de Produtos

Março 2025

GESTÃO

Implementar parâmetro para encadeamento de rotinas no módulo de Produção

Com o objetivo de aprimorar a execução de processos no módulo de Produção, foi implementada uma nova funcionalidade que impede a execução simultânea de rotinas agendadas quando há dependências entre elas.

A atualização introduz um mecanismo de trava para encadeamento de rotina, garantindo que uma rotina agendada só seja iniciada após a conclusão da anterior. Essa melhoria evita conflitos, assegura a integridade dos processos e otimiza a gestão das execuções no sistema.

TODAS AS NOVIDADES

Evolutiva e Nova Implementação

ProdutoMóduloTítulo
GESTÃOProduçãoImplementar parâmetro para encadeamento de rotinas no módulo de Produção

Correções

ProdutoMóduloTítulo
GESTÃOFGTSCorrigir emissão de quitação com FGTS quando já existe DAMP 3 implantado
Contábil[4966] Corrigir marcação indevida de reestruturação e ativo problemáticos por renegociações
Relatórios[4966] Verificar dados inconsistente DOC 3040
Log de eventosCorrigir consulta de logs de eventos
Contábil[4966] Corrigir Saldo Devedor a Custo Amortizado no relatório AC156
ContábilCorrigir a geração do AC59 na geração por faixa de contratos
EvoluçãoCorrigir apuração indevida de correção de vendedores zerada na falta da TR
EvoluçãoCorrigir a planilha 11977 para que apresente a taxa de juros da assinatura no cabeçalho
SCCIWEBCobrançaCorrigir a rotina de emissão de 2a via para não apresentar erro no SCI WEB REACT
ORIGINAÇÃOSimulaçãoCorrigir a rotina de simulação no tratamento de operações de construção
ManutençãoCorrigir erro ao parametrizar despesas de originação em Homologação
SGERelatórios[4966] Corrigir movimentação de rendas a incorporar no cenário de baixa para prejuízo
SIGConsulta SIGCompatibilizar o SIG com as alterações do SCAt 103476

Legislação

ProdutoMóduloTítulo
GESTÃORelatórios[4966] Corrigir inconsistência DOC 3040 apontadas pelo validador do BACEN
Evolutivas e Nova implementação

GESTÃO

Implementar parâmetro para encadeamento de rotinas no módulo de Produção

Com o objetivo de aprimorar a execução de processos no módulo de Produção, foi implementada uma nova funcionalidade que impede a execução simultânea de rotinas agendadas quando há dependências entre elas.

A atualização introduz um mecanismo de trava para encadeamento de rotina, garantindo que uma rotina agendada só seja iniciada após a conclusão da anterior. Essa melhoria evita conflitos, assegura a integridade dos processos e otimiza a gestão das execuções no sistema.

Corretivas

GESTÃO

Corrigir emissão de quitação com FGTS quando já existe DAMP 3 implantado

O processamento do arquivo de retorno do Damp2 (Liquidação) foi corrigido para garantir a criação do histórico quando o contrato possuir um Damp3 (Abatimento de Prestações) em andamento.

Essa atualização assegura maior precisão no registro das operações e na gestão dos contratos.

[4966] Corrigir marcação indevida de reestruturação e ativo problemáticos por renegociações

Foi implementada uma correção para evitar a marcação indevida de reestruturação e ativos problemáticos em contratos renegociados. As melhorias incluem:

  • Ajuste na tela e na rotina de gravação dos históricos: agora, o ambiente de simulação também grava a opção “Renegociação que afeta risco”. Se marcada, o sistema registra o DAT 348 com o valor 1; caso contrário (padrão), grava o valor 0.
  • Correção no tratamento da marcação de reestruturação: quando o histórico contém o DAT 348 com o valor 1, o contrato não será enquadrado como reestruturação. A marcação como reestruturação ocorrerá apenas se o contrato tiver o DAT 348 com 0 ou se o campo IN_REESTRUTURACAO estiver igual a 1.
  • Ajuste na rotina de fechamento contábil: eliminada a inserção indevida de registros de contaminação e cura para contratos em dia que possuem histórico de renegociação.

Essas atualizações garantem maior precisão na classificação dos contratos, evitando registros incorretos e melhorando a confiabilidade do sistema.

[4966] Verificar dados inconsistente DOC 3040

O programa responsável pela geração do documento 3040 foi corrigido para garantir o correto preenchimento das tags, conforme os requisitos da Resolução CMN nº 4966 estabelecidos pelo BACEN.

Essa atualização assegura maior conformidade com as normas regulatórias e aprimora a precisão das informações enviadas.

Corrigir consulta de logs de eventos

Foi implementada uma correção na tela “Gerenciar Log de Eventos” para evitar timeout ao carregá-la. Além disso, os botões de paginação (próximo e anterior) foram ajustados para respeitar corretamente os filtros aplicados.

Essa melhoria proporciona uma experiência mais ágil e consistente na navegação e consulta dos logs.

[4966] Corrigir Saldo Devedor a Custo Amortizado no relatório AC156

Foi ajustada a evolução do saldo devedor a Custo Amortizado para calcular corretamente os juros pro rata em parcelas com data de vencimento diferente da data de assinatura.

Essa correção garante maior precisão no cálculo dos encargos, aprimorando a gestão financeira dos contratos.

Corrigir a geração do AC59 na geração por faixa de contratos

O relatório AC59 foi corrigido para exibir corretamente os valores analíticos de encargos ao ser gerado por faixa de contratos.

Essa correção assegura maior precisão e transparência na apresentação das informações.

Corrigir a rotina de emissão de 2a via para não apresentar erro no SCCI WEB REACT

Foi implementado no SCCI Web React uma correção na emissão da 2ª via do título do mês para evitar a exibição da mensagem “Connection Closed Gracefully”.

Corrigir apuração indevida de correção de vendedores zerada na falta da TR

A solução implementada corrige a evolução de vendedores no SCCI, impedindo a gravação de registros na tabela quando a correção monetária não puder ser apurada devido à ausência da TR. Para isso, foi criada uma lógica específica para a evolução de vendedores, garantindo que registros com sem índice não sejam salvos. A partir dessa versão, teremos uma verificação de índices exclusiva para a evolução do saldo de vendedores. Esse formato apartado vai impedir gravar saldo de vendedores quando o contrato gera a prestação utilizando indexador diferente de TR.

Corrigir a planilha 11977 para que apresente a taxa de juros da assinatura no cabeçalho

A planilha 11977 foi corrigida para apresentar a taxa de juros na assinatura do contrato, ao invés de apresentar a taxa de juros atual.

ORIGINAÇÃO

Corrigir a rotina de simulação no tratamento de operações de construção

Foi implementada uma correção no método responsável pelo cálculo dos prazos possíveis da simulação para garantir que, em casos de troca de juros sem alteração nos valores da operação, a tela de confirmação exiba corretamente os botões necessários.

Essa melhoria aprimora a usabilidade e a experiência do usuário no processo de financiamento.

Corrigir erro ao parametrizar despesas de originação em Homologação

Para corrigir um problema na tela de parametrização de despesas, foi adicionada uma nova rotina que permite manter os dados sem a necessidade de recarregamento, resolvendo o erro que impedia o salvamento das despesas.

Essa melhoria assegura maior estabilidade e integridade no processo de registro de despesas de originação.

SGE

[4966] Corrigir movimentação de rendas a incorporar no cenário de baixa para prejuízo

O relatório AC38 foi corrigido para apresentar corretamente a transição de rendas a incorporar entre contas ‘normal’ e ‘prejuízo’.

SIG

Compatibilizar o SIG com as alterações do SCAt 103476

Foi corrigida a inconsistência no cálculo da tela de Saldo para Quitação para contratos do Plano Empresário. A correção ajustou a rotina antiga de cálculo, garantindo que o saldo devedor fosse corretamente atualizado até o último evento.

Para garantir a consistência dos cálculos em todos os módulos, essa mesma correção foi estendida ao Módulo de Consulta SIG, assegurando que o saldo devedor utilizado na quitação reflita todas as atualizações ocorridas até o último evento. Dessa forma, o SCCI mantém um padrão unificado de cálculo da quitação, garantindo maior precisão e confiabilidade nos valores apresentados.

Legislação

GESTÃO

[4966] Corrigir inconsistência DOC 3040 apontadas pelo validador do BACEN

Foi alterada a configuração do Tipo de Imóvel no sistema para que seja possível informar Tp=”2404″ (Imóvel residencial) em uma agenda conjunta com o cliente. Além disso, foi corrigido o programa gerador do DOC3040 para que a tag ContInstFinRes4966 e o atributo MotPerda estejam adequados ao validador do BACEN.

ORIGINAÇÃO

Avaliar os ajustes no sistema para a modalidade Pró-Cotista – IN nº 9 de 26/4/2024 do Ministério das Cidades

Em resposta à necessidade de adequar o SCCI às novas normativas referentes às operações de Funding FGTS, conforme a Instrução Normativa n.º 9, de 26 de abril de 2024, foram realizadas uma série de implementações no sistema para atender aos requisitos estabelecidos. Essas alterações visam garantir a conformidade com a legislação e permitir o correto enquadramento das operações de crédito de acordo com as modalidades e critérios estabelecidos.

Dentre as implementações realizadas, destaca-se a inclusão de novos atributos na tabela de faixa de rendas por tipo de operação, a adaptação do simulador para as operações de Funding FGTS, e a alteração do arquivo enviado para a CEF, com a inclusão do LTV da operação e novos campos necessários. Essas modificações têm o objetivo de permitir a correta definição do Percentual de LTV, o enquadramento por UF, e a consideração dos critérios específicos para as modalidades CCI e Pró-cotista.


Ajustar o simulador de Funding de FGTS para utilizar as taxas de enquadramento por região/UF

O simulador de funding FGTS foi atualizado para considerar a UF do imóvel ao identificar a faixa de renda do pretendente. Essa modificação também afeta as telas dos simuladores interno e externo de Funding para não exibirem campos que são específicos das modalidades pró-cotista e CCI. A alteração tem como objetivo aprimorar e tornar mais transparente o processo de originação com recursos do FGTS.