Notícias

Open Finance coloca cooperativas de crédito frente a frente com os bancos tradicionais

“Abraçamos a tecnologia como um aliado muito forte para a disseminação do cooperativismo”, diz executivo do Sicoob

O Open Finance vem se disseminando cada vez mais, pode se tornar uma relevante ferramenta de competição no setor bancário e permite que o modelo de cooperativas de crédito se coloque frente a frente com os bancos tradicionais. Essa é a opinião de Edson Lisboa, Superintendente de Sistemas de Informação do Sicoob, expressa durante o Tech Bank Forum 2023, realizado em 30 de maio, em Brasília.

“Temos usado o Open Finance como um grande aliado. E abraçado o desafio de desmistificar o Open Finance por meio de benefícios. Por exemplo, lançamos o onboard digital, que chamamos de associação inteligente. De forma que um novo cooperado não tenha que preencher todos os dados cadastrais, dados de residência, etc, pode, por meio do Open Finance, compartilhar dados que já tem em outra instituição, facilitando esse processo. E na jornada, pode ter uma visão consolidada de seus dados financeiros, fazer a comparação e até trazer seus recursos para a cooperativa, avaliando se faz sentido a portabilidade de alguma operação de crédito ou coisas nessa linha”, disse o executivo, ao participar da discussão sobre o futuro dos bancos e os negócios digitais.

De acordo com Lisboa, o uso intensivo da tecnologia é essencial ao setor, hoje. “Temos desafio de estar frente a frente com as grandes instituições financeiras do país. E abraçamos a tecnologia como um aliado muito forte para a disseminação do cooperativismo. Esse desafio é uma grande jornada digital. Adotamos algumas estratégias para abraçar a tecnologia e ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros para nossos cooperados. Uma delas é o super app. Desde o smartphone, em 2010, 2011, a gente concentra todos os produtos e serviços financeiros, mas não só eles. Temos agregados produtos e serviços que trazem facilidade para a vida do cooperado no dia a dia. Seja relacionada a uma passagem no pedágio, compras no varejo, serviços digitais como delivery. A grande proposta é facilitar a vida do cooperado em um único lugar”, informou ele.

Cadastre-se e receba
noticias no seu email

Notícias Recentes
Procurar por Mês
Procurar por Ano